Carregando...

No dia 08 de junho é comemorado o Dia do Citricultor. A data foi estabelecida em 1969 com o intuito de celebrar a importância desse profissional que fomenta a fruticultura no Brasil.

O país é um tradicional produtor de citrus, principalmente das variedades de laranjas, limões, limas e tangerinas. O consumo dessas frutas também está presente nos hábitos alimentares dos brasileiros, tanto in natura, quanto em sucos e sobremesas.

O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo, e o maior exportador mundial de suco de laranja, contando um market share de 80%. Quando somamos a área plantada da fruta no território nacional, são mais de 590 mil hectares. 

A citricultura está presente em todos em todos os Estados brasileiros, mas os principais produtores comerciais são Minas Gerais e São Paulo.

A estimativa da safra de laranja 2021/22 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, segundo o Fundecitrus,  é de 294,17 milhões de caixas de 40,8 kg.

A cultura de citrus representa um setor fundamental na cadeia de frutas, não só pelo destaque internacional, mas também pela geração de empregos, e sustento de muitas famílias que têm seu sustento a partir da atividade.