Lavoro logo Carregando...

Safra 23/24: Campanha “Soja Certa 2.0” atingiu mais de 533 mil toneladas de grãos em operações de Barter, cerca de nove milhões de sacas de soja 

Realizada pela primeira vez na safra 22/23, a iniciativa ultrapassou o montante de R$ 1,2 bilhão em novos contratos entre fevereiro e maio de 2024

A Lavoro, primeira distribuidora de insumos agrícolas da América Latina a ter as ações listadas na Nasdaq, encerrou a campanha Soja Certa 2.0 com números impressionantes. Mesmo com a queda de preços da commodity, observada no período da ação (de fevereiro a maio de 2024), a companhia transacionou mais de 533 mil toneladas de grãos, cerca de nove milhões de sacas de soja, em operações de Barter, ultrapassando o marco de R$ 1,2 bilhão em novos contratos.

 

Assim como na primeira edição, que ocorreu durante a safra 22/23, na temporada Soja Certa 2.0 foram realizadas operações nas seguintes modalidades: Troca TradicionalBarter Financeiro (com Troca Fácil), e Operação Alvo. As negociações dentro do modelo de Barter têm como objetivo principal mitigar riscos relacionados à volatilidade dos preços das commodities e do câmbio. As transações são realizadas nas bolsas de valores B3, no Brasil, e de Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, com a intermediação de uma instituição financeira parceira da Lavoro.

 

“Uma das mais procuradas pelos produtores, a modalidade de Barter Financeiro é uma ferramenta híbrida, ou seja, a transação proporciona segurança financeira ao cliente em cenários de alta ou baixa. É uma relação de ganha-ganha, ideal para tratar com a soja, uma commodity que historicamente apresenta alta volatilidade de preços”, explica Marcos Oliveira, diretor de Operações de Commodities da Lavoro.

Já a Operação Alvo, outra modalidade contemplada na Soja Certa 2.0, e já bastante popular, foi criada para caso a commodity alcance determinado nível de preço, a transação possa ser automaticamente “desmontada” e o ganho creditado ao agricultor. “Caso a cotação de soja tenha uma queda inesperada, o produtor está protegido, uma vez que os grãos já foram vendidos”, destaca o executivo. Da mesma forma, se o valor subir, a Lavoro atribui um bônus ao agricultor que já pode garantir os insumos necessários para a próxima safra.

 

“Já estamos preparando a campanha Soja Certa 3.0, que visa subsidiar os insumos agrícolas para a plantação da safra 25/26. Em breve, lançaremos condições especiais para uma faixa exclusiva de clientes Lavoro e, até o final de fevereiro de 2025, as operações estarão disponíveis para produtores rurais de todo o Brasil”, finaliza Oliveira.